O Consultor

Fábio Vilas-Boas,

55 anos, é Médico formado pela Universidade Federal da Bahia, com Residência em Clínica Médica no Hospital das Clínicas da Fac. de Medicina da USP e em Cardiologia pelo Instituto do Coração (InCor).

• Obteve o título de Doutor em Ciências pela USP, de Fellow pelo American College of Cardiology e Fellow em Tomografia Cardíaca e Ressonância Cardiovascular pelas Universidades de Washington e da Pennsylvania.

• Foi Coordenador do Serviço Diagnóstico de Cardiologia do Hospital Aliança, Chefe do Serviço de Cardiologia e Diretor Médico do Hospital Espanhol, Coordenador de Imagem Cardiovascular do Hospital da Bahia e da Clínica Delfin, todos na Bahia.

• Durante mais de uma década participou de diversos cursos de especialização em gestão empresarial de saúde. Atuou como membro de Conselhos científicos e empresariais no Brasil e no exterior, com destaque para o Conselho Científico Internacional do Abbott International Laboratories, onde ocupou a Presidência por dois anos.

• Na vida associativa, exerceu diversos cargos diretivos na Sociedade Brasileira de Cardiologia, destacando-se o de Editor Chefe dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia, a Presidência do Depto. de Cardiologia Clínica e a Presidência do Grupo de Estudos de Insuficiência Cardíaca.

• É pesquisador com dezenas de artigos científicos publicados no Brasil e no exterior. Desenvolveu linha de pesquisas em parceria com a Fiocruz, reconhecida como a primeira experiência mundial de células tronco no tratamento da Cardiopatia Chagásica, rendendo prêmios nacionais e internacionais de pesquisa.

• É Acadêmico Imortal Titular da Cadeira 41 da Academia de Medicina da Bahia, cujo patrono é o Reitor Edgard Santos, fundador da UFBA. Esteve à frente da Secretaria Estadual da Saúde da Bahia entre 2015 e 2021, quando atuou na ampliação e melhoria da qualidade da assistência à saúde para a população, através da regionalização dos serviços de saúde por todo o estado e da criação da Saúde Digital.

• Durante sua gestão foram construídos 21 hospitais, 26 policlínicas regionais de saúde, além da implantação da primeira PPP de Diagnóstico por Imagem do país e da primeira PPP bata cinza do Estado da Bahia.

Scroll to Top